Uncategorized

Negócios liderados e criados por mulheres têm ganho o devido reconhecimento do mercado e são fonte de inspiração para todos e principalmente para as novas empreendedoras. Comemorado em 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, é uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com várias instituições do mundo todo e visa encorajar mulheres a liderarem seus próprios negócios.

 

A lista da Forbes das 20 mulheres de sucesso do Brasil ed. 84, mais uma vez aponta que a equidade de gênero na sociedade e no mercado de trabalho é um caminho sem volta. A diversidade nas empresas provou ser um poderoso fator de eficiência, inovação, criatividade, produtividade, harmonia e qualidade em todos as dimensões, e também de rentabilidade. Dados mensurados pelo Instituto Peterson de Economia Internacional, em um estudo envolvendo mais de 90 países no mundo “normal”, pré-pandemia, apontaram: companhias que possuem até 30% de lideranças femininas, tiveram um aumento de 15% em sua rentabilidade.

 

No entanto, ainda temos muito o que conversar sobre liderança feminina, precisamos nos posicionar e entendermos de fato onde queremos chegar e principalmente acreditarmos que é possível, que sim, temos capacidade, inteligência e força de vontade para que passo a passo construirmos nossos próprios destinos. Claro, sabemos que ainda existem barreiras a serem vencidas pelas mulheres no ambiente organizacional, sendo uma delas cultural. Por exemplo: a cultura machista que impera em países como o Brasil, ampliando essa diferença entre os gêneros, refletidas nas empresas. Assim como a questão do assédio que ainda é pouco falado, responsável por muitas demissões nos dias atuais (TIMES UP,2018), os quais que muitas vezes, passam despercebidas, e por incrível que possa parecer “algumas mulheres acreditam que é normal”, e não tomam as atitudes necessárias para eliminar esta barreira em que vivemos.

 

A palavra de hoje é POSICIONAMENTO! Quem pode mudar e fazer a diferença, é aquela pessoa que encontramos na frente do espelho todos os dias, pois ela, sabe da verdadeira história, dos aprendizados obtidos, das lutas vencidas, e apenas esta pessoa poderá fazer a diferença diariamente para buscar sua posição, metas e objetivos, colocando você mulher, realmente onde deseja estar.

 

Empresárias, mães, filhas, esposas, amigas; somos inteligentes e temos empatia, fazemos várias coisas ao mesmo tempo, ainda com cabelo e unhas feitas, não porque a sociedade nos exige, mais porque nos sentimos bem com isso. Afinal, auto estima nunca é demais, não é?

 

Falando de auto estima, no livro da Silvana Mello, “mulher empoderamento e legado” retratou algo que me deixou de fato surpresa! A autora notou em sua pesquisa, que a própria mulher considera a baixa ambição ou autoestima como um desafio a ser superado, em vários casos, mulheres bem sucedidas atribuíram seu sucesso a sorte e não a sua capacidade profissional. Outro estudo realizado pelo Institute Of Leadership and Management, apontou que gestores do sexo feminino e masculino, quando perguntados se tinham dúvidas sobre sua capacidade profissional, metade das mulheres responderam que sim, e somente um terço dos homens deram a mesma resposta.

 

Concluindo, a presença feminina nas lideranças das empresas, é relevante, traz resultados financeiros, positiva e necessária. Você que já é empresária, que tal elevar a autoestima de suas colaboradoras, desafiá-las a almejar cargos de liderança e contratar mais as mulheres? Você mãe de meninas, o que acha de criar nossas meninas para serrem fortes e ver o mundo de forma igualitária, onde não existe a profissão certa para a mulher, e sim o lugar que ela se sente pertencente?

 

A você que já é empreendedora, gestora do seu próprio negócio, um feliz e abençoado dia do empreendedorismo feminino. Não vamos deixar esta data passar em branco, pois afinal, sabemos quantas horas foram e são dedicadas diariamente, para este sonho se mantenha e concretize-se a cada dia!

 

“Faça o que você nasceu para fazer. Você só precisa de autoconfiança e posicionamento.”

 

Suelen Mota Tavares de Bona
Mentora de Negócios e Inteligência Comercial | Trainer em Estratégia, Neuro Digital e Branding Pessoal.
Sócia proprietária do Instituto Laertes Wille e The Capital B2B, consultora estratégica da metodologia Empreender Cacb Brasil na ACIAP SJP e Cacileste Mulher.

🔆 Meu propósito -> Impactar e Inspirar Pessoas a Transformar suas Carreiras e suas Vidas! @instituto.laerteswille @suelenmota.mentoria

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário