Uncategorized

O que é Neuro Associatividade?

 

Vamos imaginar que você queira deixar de fumar. Primeiramente você deve realmente quer fazer isto. Lembre-se que é você que deve querer e não outras pessoas. Para que abdique do ato de fumar, PRECISA ter um motivo o qual a sensação de não fumar seja mais significativa do que a de fumar. Quando instala o fato, ocorre a criação de um motivador que trará mais prazer da anterior. Neste instante você PRECISA desenvolver a nova postura. Esta analogia é denominada de condicionamento neuro associativo.
Observe o exemplo para entender como funciona o condicionamento:

´´Uma determinada pessoa fumava a mais de 20 anos, pois, o ato causava muito prazer. Muitas pessoas já tinham aconselhado a parar, inclusive o seu médico. A saúde vinha sendo debilitada anualmente e o cigarro propiciava um aceleramento dos problemas clínicos. Diante dos conselhos e cobranças, pensou e tentou inúmeras vezes deixar do hábito de fumar, sempre sem o sucesso esperado.

Um dia, seu filho pequeno, o qual ele amava incondicionalmente e tendo fascinação por ele, ao sentar no colo, falou! “ Pai Você Fede Cigarro´´.

A frase causou um sentimento de perda enorme. Instalou-se a consciência do risco de perder o carinho do filho. Agora o parar de fumar no momento traria uma perda menor do que a dor de que não poder pegar o filho no colo. O fato poderia ocorre em virtude de a criança rejeitá-lo, motivado pelo cheiro. O que houve imediatamente? A relação do prazer e do amor pelo filho era muito maior do que o prazer que sentia no ato de fumar. Ocorre o que se denomina de condicionamento neuro associativo sobre o evento. Por conseqüência cria o estabelecimento de novos valores para o aspecto existente. Ocorre uma associação entre a satisfação de fumar e do amor de seu filho. O fato gerador de maior parâmetro significativo fica estabelecido e o cérebro o instá-la naturalmente. Por sua vez, faz com adquira uma disciplina sobre a situação desejada. Estabelece um novo padrão de conceitos e a partir deste instante as orientações de profissionais adequados fazem a diferença para atingir o intento determinado´´.

Parece simples, e é, mas não é fácil. Para melhorar e estabelecer novos sentidos de vida é necessário desenvolver parâmetros de resultados. Com esta clareza de valores o próximo passo é o estabelecimento da disciplina e trazer significância para que o cérebro permita e aceite o estado desejado. Caso não o faça, o mesmo tem uma sensação de perda ao substituir rotinas e volta por conseqüência ao estado original. Quando deseja fazer e desenvolver um novo projeto, este aspecto deve ser considerado e é de fundamental importância para o resultado seja atingido, pois, sem a condição da neuro associatividade e o desenvolvimento da disciplina não possuem consistência e a conseqüência é à volta ao estado original.

O que precisa ser respondido necessariamente? Realmente é significativa a ação para você? A condição trará resultado os quais você realmente deseja estabelecer? No momento que responder estas perguntas, terá total convicção de que ao realizar o comportamento é a melhor atitude a ser tomada. Entrará no processo e estabelecerá um novo padrão de comportamento. A disciplina será estabelecida naturalmente para atingi-lo, pois desenvolverá o foco adequado. A postura será estabelecida e por conseqüência os resultados são alterados positivamente e alcançados. A partir deste instante, os comportamentos e posicionamentos farão sentidos agora, através do condicionamento neuro associativo e os padrões necessários são interiorizados, desenvolvendo sentimentos de vitória e sucesso.

Quando for significativo para você, entrará em ação e nenhuma desculpa e crença limitadora será mais forte do que a certeza de realizar o projeto. É essencial que o novo patamar seja essencial na sua vida, para que os resultados sejam potencializados e ocorreram naturalmente. Sem esta condição instalada internamente, atitudes desenvolvidas trarão desconforto e automaticamente o cérebro cobrará o descompasso, questionando a dificuldade, deixando assim de buscar o estado Y (novo) pretendido, retornando ao estado X (antigo), denominado inicial.

Foco é Força, Distração Destrói!.

 

Fonte: Livro Como Ser Feliz nas Empresas – Autor Prof. Laertes Wille.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário