Uncategorized

Entender os perfis comportamentais das pessoas e dos grupos, nos mostram quais são os orientadores e as relações dos padrões de entregas das pessoais e profissionais. Ao mesmo tempo, conseguimos compreender que competências necessitam serem desenvolvidas, com o intuito de melhorar os resultados. No âmbito profissional é fundamental este entendimento, para conseguir potencializar os trabalhadores, estabelecendo equipes com maior conformidade. A partir destas avalições, criar trilhas de desenvolvimentos, são aumentadas em virtude da assertividade dos projetos de treinamentos.

 

Já a teoria dos Motivadores é altamente importante pela condição de ampliar as bases de análise em relação ao DISC, trazendo mais respostas e segurança para os usuários de ferramentas de Assessment, pelo fato da abrangência.

A união das duas ferramentas é sem dúvida, fundamental em um processo de análise, pois, permite entender o comportamento externo (DISC) e as relações internas (motivadores). Quando são cruzados os dados, a compreensão dos coachee é aumenta amplamente.

 

É possível, através do DISC, identificar as estratégias de motivações externas, comportamentos e padrões das relação com fatos e pessoas, ou seja, atitudes e valores para cada um dos quatro fatores.

 

Os conceitos apresentados pela teoria de Motivadores, tem sua origem no trabalho de Eduard Spranger e Gordon Allport. As análises são totalmente independentes e complementares ao DISC, potencializando maior amplitude de informações e relações, com objetivo de traçar padrões de comportamentos dos coachee, através do entendimento do que os impulsionam em querer fazer.

 

O que os Motivadores mensuram e o DISC não, em sua estrutura de avaliação!

Os fatores mensurados pela Teoria dos Motivadores, buscam entender efetivamente o que motivam as pessoas internamente. Os motivadores apresentam a relação efetiva de como cada um promove a razão do viver, através dos valores, desejos, emoções, significados entre outros, ou seja, o porquê.

 

São apresentados em 07 conceitos, sendo os seguintes:

 

Teórico – as pessoas com alto motivador teórico buscam das informações com o intuito de evitar o erro, as informação trazem prazer e tem necessidade constante para o crescimento intelectual. O aprender e saber são de extrema relevância em seu cotidiano. O que temos que considerar é que algumas vezes podem quer buscar a perfeição sobre os fatos, deixando de realizar, apenas saber.

 

Econômico – Possuir alta dominância e alta influência não necessariamente garante que a pessoa analisada seja empreendedora. O empreendedor é associado a forma de pensar, em termos de custo-benefício e retorno sobre investimento. O DISC sinalizará com qual tipo de negócio a pessoa terá mais facilidade em atuar e o fator utilitário das relações. O econômico demostra que o indivíduo tem como característica a relação do ganho, ou seja, as atitudes estão sustentadas em conseguir resultados. O que precisa ser considerado, é que algumas vezes a busca de ter resultados, podem perder a noção investir para ganhar depois, tornando-se pessoas limitadas algumas vezes.

 

Estético – a criatividade artística, este padrão é relacionado ao apreço à estética e beleza, não necessariamente a um comportamento ousado, com facilidade para quebrar paradigmas. O perfil DISC não trará informações a respeito da vocação artística, mas sim poderá indicar qual estilo de pintura que o artista terá mais facilidade de relacionar-se, em razão de seu estilo comportamental. O padrão DISC, avalia e apresenta como promover arte para o mundo.

 

Altruísta – O altruísmo é o desejo de ajudar os outros, representado pelo fator Social, não possui relação direta com o fator Influência ou com a extroversão. É comum encontrar pessoas de baixa influência que dedicam seu tempo e recursos de forma abnegada e altruísta, sem esperar nada em troca, nem querer aparecer. O motivador altruísta demonstra em querer doar-se pela causa, não necessariamente em tomar a frente do projeto, mas sim o que significa a entrega.

 

Individualista – o comportamento alta dominância no DISC, não necessariamente sinaliza um pessoa ambiciosa, com desejo e gosto pela liderança de ser diferenciado, como o fator Individualista sinaliza. Podemos encontrar pessoas calmas e analíticas fortemente orientadas pelo crescimento profissional, ambição e o exercício de cargos de liderança. O individualista são pessoas que consegue gerir a si própria, na busca dos resultados. São independentes e gestoras de si mesmas. É louvável na sua independência, contudo, faz-se necessário avaliar que podem demonstrar frieza na relação com os demais, algumas vezes.

 

Reguladora – precisam da alta estabilidade e conformidade, não representando necessariamente, que a pessoa segue rigorosamente um sistema de vida, que podem ser figurados por uma religião, filosofia, doutrina ou outra definição, de algo que possa trazer um sistema de vida. Podemos encontrar pessoas com baixa estabilidade e baixa conformidade com forte rigor em seguir um sistema de regras para viver; “suas”. São padrões que determinam o comportamento regulador, é preciso sustentado em ter regras, sejam quais forem. Podemos encontrar indivíduos reguladores que tem como norte de vida, apenas desfrutar o prazer do dia a dia, sendo assim, suas regras estão voltadas em viver a sua vida, através do prazer diário, indiferente de criar situações de não conformidade e conflitos com os demais familiares.

 

Poder – são pessoas que precisam dominar e estar no controle das ações, serem as evidências nos grupos. As tratativas estão voltadas em conseguir manter as ações sobre suas prerrogativas. Precisam e gostam de ser o foco na relação com o cotidiano, em todas as ciências da vida. Os comportamentos estão voltados em tomar a frente dos grupos os quais pertencem. Quando encontram outras pessoas com a mesmo motivador, as divergências podem ocorrer. Pelo fato de haver disputa em quem vai conseguir o controle.

 

Prof. Laertes Wille

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário