Uncategorized

Crenças

As crenças que temos sobre nós mesmo, sobre os outros e sobre o mundo tem um grande impacto sobre a qualidade da nossa experiencia. Por serem uma profecia que tem a capacidade de se “auto-realizar”, as crenças influenciam o comportamento. Elas podem dar apoio ou inibir um comportamento. E por isso que as crenças de modelagem são importantes.

Uma das maneiras mais simples de modelar as crenças de pessoas excepcionais é perguntar a elas por que fazem o que fazem. As respostas conterão muitas revelações sobre suas crenças e valores. Conta-se que uma criança romana passou horas observando um jovem que trabalhava com total concentração. No fim, a criança perguntou ao jovem: “ Senhor porque estas batendo nesta pedra?” Michelangelo olhou para a criança e respondeu: “porque dentro dela há um anjo que quer sair”.

As crenças em geral tem uma das três formas seguintes. Elas podem ter crenças a respeito do que significam para  as coisas. Por exemplo, se você acreditar que a vida é uma luta feroz até a morte, provavelmente terá uma experiencia de vida bem diferente da que teria se acreditasse que a vida aqui na terra é uma escola espiritual com muitas lições a oferecer.

As crenças também podem se referir as causas dos acontecimentos (relação causa e efeito) e, neste caso, criam as regras pelas quais escolhemos viver. Ou ainda podem dizer respeito ao que é importante e ao que lhe vale a pena, gerando nossos valores e critérios.

Ao modelar crenças, é melhor nos concentrarmos nas que são mais importantes para as capacidades especificas em que estamos interessados. A seguir algumas boas perguntas para identificar crenças e metáforas:

  1. Porque você faz o quer faz?
  2. O que isso significa para você?
  3. O que aconteceria se você não fizesse isso?
  4. Como é isso, a que isso se compara?
  5. O que lhe dá forças quando Faz isso?

 

Depois de descobrir as crenças do seu modelo, você pode começar a experimentá-las. Quando se vai além da simples compreensão e realmente se experimenta uma crena para ver se ela funciona, as diferenças podem ser profundas. Isto será possível se você agir durante algum tempo como se a crença fosse verdadeira e observar as mudanças que ocorrem em você quando age assim. Einstein acreditava que o universo é um lugar amistoso. Imagine como o mundo lhe pareceria diferente se você agisse como se isto fosse verdade.

 

  1. Como você agiria se acreditasse nisso?
  2. O que você faria diferente?
  3. O que mais seria capaz de fazer?

 

Se você der conta de que a única coisa que o separa daquilo que deseja é uma crença, poderá começar a adotar uma nova crença simplesmente agindo como se ela fosse verdadeira.

 

Fonte: texto retirado do livro: Introdução á programação neurolinguística – como entender e influenciar pessoas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário