Uncategorized

O coaching é uma metodologia utilizada para o alcance de metas  e resultados e, para isso, é necessário adquirir novas competências, bem como maximizar as que os clientes já possuem. Esse desenvolvimento não acontece muito fácil, porém não precisa ser desesperador, mas planejado e focado para acontecer da melhor maneira possível.

Se você já é 100% focado, provavelmente conseguirá sozinho, mas se esse não for seu caso, um profissional coach vai ajudá-lo, pois ele está preparado para trabalhar com essa demanda.

É comum que a pessoa não saiba como e nem o que precisa desenvolver para aumentar seus conhecimentos e suas competências. Além disso, desenvolver competências comportamentais envolve as crenças do sujeito, que são aquilo em que ele acredita, ainda que não seja necessariamente verdade. O coach está preparado para atuar eliminando bloqueios  emocionais que o cliente possa vir a ter, que impeçam sua alta performance. Ele atua  apoiando o cliente a derrubar essas crenças que de nada servem a não ser causar sofrimento.

Imagine a seguinte atuação: um líder está insatisfeito com seus liderados que mostram-se desinteressados com os compromissos da empresa, os prazos não estão sendo cumpridos, a produtividade está baixa, pode estar faltando a esse líder algumas competências necessárias para uma liderança eficaz (relacionamento interpessoal, feedback, estabelecimento de metas). Caso ele tenha crenças do tipo “não sou um bom líder” , “meus liderados não gostam de mim”;  durante o processo de coaching iremos investigar se isso é real ou é apenas uma impressão. Será possível que esse líder identifique os pontos que devem ser desenvolvidos e qual o estado desejado que ele quer alcançar.

Outra situação comum é que algumas pessoas se perdem em seus objetivos, perdem o foco, se acomodam e dão importância a coisas paralelas deixando de se capacitar. Assim, fogem das dificuldades e se frustram por não alcançar aquilo que se propuseram a fazer.

É importante frisar que todo o processo de mudança precisa partir do desejo do cliente. Caso ele não veja a importância em mudar, desistirá facilmente assim que se deparar com as dificuldades.

O processo de coaching busca ampliar o autoconhecimento, fazendo com que o cliente reflita e descubra os pontos que precisa melhorar e quais são os seus pontos fortes e reforçados.

Essa fase pode ser comparada a um mapa desenhado pelo cliente, que ele poderá explorá-lo da melhor maneira possível. Além de se tornar um profissional altamente qualificado, ainda será emocionalmente equilibrado, já que o coaching oferece benefícios pessoais e profissionais.

Qualquer profissional deve ser capaz de conhecer suas qualidades e criar hábitos para extrair o melhor de si mesmo.

Fonte: Livro Coaching para aceleração de resultados / Coordenação Editorial: Douglas de Matteu, Mauricio Site, Raquel Fonseca e Wilson Farias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário