Uncategorized

Termo do Mês – Janeiro de 2019

 

“Cinestésico” é um termo usado na PNL para se referir a experiências táteis e a sensações corporais. O sistema representacional cinestésico é considerado uma das três modalidades principais com as quais construímos os nossos modelos de mundo.

As pessoas que são principalmente orientadas cinestesicamente, para aprender e entender, precisam se mover e tocar. Elas aprendem fazendo e interagindo fisicamente com o mundo ao redor delas. Alunos cinestésicos podem experimentar dificuldades nas escolas tradicionais porque o padrão dos métodos de educação coloca mais ênfase nos sistemas de representação visual e verbal. Eles costumam se tornar atletas e dançarinos excepcionais, devido à sensibilidade deles com seus corpos e sensações.

As pessoas cujo sistema representacional mais elevado é cinestésico aparentam serem mais voláteis, irracionais e excessivamente sensíveis do que as pessoas mais visuais ou verbalmente orientadas.

Indivíduos que têm uma sensibilidade cinestésica subdesenvolvida podem aparentar serem dissociados e desajeitados. Eles são frequentemente sentidos como “frios” pelas pessoas que são mais orientadas cinestesicamente. A falta de contato com o sistema cinestésico também pode levar à passividade. Uma pessoa que é muito visual, mas com um baixo grau de sensibilidade cinestésica, por exemplo, tende a se tornar um “sonhador” ou um “observador”. As pessoas que são altamente verbais, mas não têm contato com o sistema cinestésico delas, tendem a ser muito racionais, mas podem ser abstratas e insensíveis, como um robô ou um computador.

Uma pessoa sem contato com a sua vivência cinestésica tenderá a ser “uma pessoa sem os pés no chão”. O sistema representacional cinestésico parece ser essencial para tomar boas decisões e fazer julgamentos ecológicos. As pessoas costumam falar sobre controlar as suas sensações para tomar uma decisão ou determinar que ação tomar.

 

Qual a Forma que os Clientes Cinestésico se Comunicam?

O cliente cinestésico eu diria que é o mais complicado de atender, pois ele é o mais exigente de todos, na verdade são clientes que exigem uma atenção no atendimento e principalmente na forma como você expõe o seu produto.

O cliente cinestésico é emotivo e apreciam tocar, cheirar e sentir o produto antes de comprar. Por serem emotivos não expressam o seu desejo de compra, e por não querer expor suas emoções não conseguem explicar claramente seus desejos de compra.

 

Relações de submodalidades possíveis:

  • Temperatura, Textura, Vibração, Pressão, Movimento, Duração, Constante – Intermitente, Intensidade, Peso, Densidade, Localização.

 

Como as pessoas percebem a comunicação – Exemplos:

Geral: Eu Compreendo você

Cinestésica: Eu senti, e fiquei tocado com o que você está me dizendo.

Geral: Eu quero comunicar alguma coisa para você

Cinestésica: Eu quero que você agarre isso

Geral: Você entende o que eu estou tentando comunicar?

Cinestésica: Você é capaz de aprender?

Geral: Eu sei que isto é verdade

Cinestésica: Esta informação é solida como uma rocha

Geral: Eu não gosto do que você está fazendo

Cinestésica: O que você está maquinando, não me parece certo.

 

Palavras predicadas:

  • sente, toca, prende, segura, escapa, compreende, estar em, faz contato, expulsa, vira, duro, insensível, concretiza, arranha, não se move, solido, tem controle, percebe, experimenta, entende, pensa, aprende processa, decide, motiva, considera, tem em mente.

 

Frases Predicadas:

  • Cinestésico (sente)
    afiado como um prego, aguentar firme, assim assim, cabeça fresca, cabeça quente, carne de pescoço, começar do nada, controle-se, de pernas para o ar, discussão acalorada, dissimuladamente, entrou em contato com, escapou·me da mente, estar nas nuvens, ficar enfurecido, frio/calmo/controlado, fundamentos firmes, know-how, mantenha a calma e controle, momento de pânico, pegar o rumo de, por baixo do pano.

O objetivo ao combinar predicados é chegarmos à linguagem que nossos ouvintes falam, criando pois uma atmosfera de harmonia e entendimento.

 

Sucesso!!

 

 

 

Fontes: Poder Sem Limites autor: Anthony Robbins | Termo do Mês – Janeiro de 2019 Fonte: https://golfinho.com.br/termo-do-mes/cinestesico.htm

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário