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Organize-se para crescer!

 

Fazer um planejamento anual é sempre importante para qualquer empresa. No entanto, em um momento de instabilidade econômica, no qual cada recurso tem que ser muito bem gasto e toda oportunidade precisa ser aproveitada, essa atividade se torna essencial.

 

De acordo com um estudo feito pelo SEBRAE, uma das principais causas da mortalidade das empresas no país é o planejamento deficiente. Sem ter tempo suficiente para planejar o negócio, os empreendedores não negociam adequadamente com fornecedores, não aperfeiçoam os produtos, não investem em capacitação e acabam fechando as portas.

 

Para te auxiliar a criar um planejamento completo e te ajudar a alcançar suas conquistas neste ano, separamos 11 dicas preciosas que você deve seguir à risca para não falhar na missão! Confira:

 

1.Faça um balanço do ano passado:

Antes de criar o seu planejamento para 2020, tire um tempo para avaliar o que deu certo e o que deu errado em 2019. Esta é uma forma eficaz de descobrir se o seu mix de produtos e serviços está atendendo às necessidades do consumidor, se as suas campanhas foram capazes de alcançar ou não os resultados esperados e se a sua equipe tem produzido o volume adequado.

Com essas informações, será muito fácil definir o que pode ser repetido neste ano, levando em conta o que deu certo nos últimos meses e quais atitudes e estratégias você deve extinguir das suas próximas ações.

 

2.Realize um estudo de mercado:

Aliado a um setor econômico não muito estável, o comportamento do consumidor tem mudado muito rapidamente, e isso impacta diretamente no mercado. Vale a pena fazer um estudo para avaliar as novas tendências e os concorrentes que estão surgindo, além de considerar os fatores externos.

 

3.Prepare uma projeção de cenários:

É difícil prever o futuro, mas você pode pensar em alguns cenários? bons e ruins? que podem surgir de acordo com o ambiente econômico, situação do mercado e presença da sua empresa.
Esta é uma forma eficiente de não ser pego desprevenido e ter soluções imediatas para problemas que não podem esperar.

 

4.Trace metas e objetivos:

Se você não tiver metas para alcançar e objetivos bem traçados para cumprir será incapaz de torná-los realidade. E não basta ter tudo isso só na cabeça, não!

Pontue cada uma das metas que deve ser cumprida por dia, semana e mês e enumere quais os objetivos que devem ser atingidos no mesmo prazo. Com base nessas definições, você vai criar ações para alcançar um sucesso atrás do outro.

 

5.Revise sua estratégia empresarial:

Nenhum planejamento é estático, nem suas estratégias devem ser. Com as mudanças dos cenários externos, é natural que você reavalie o seu posicionamento e analise se as suas crenças e atitudes atuais vão trazer os resultados que precisa, ou se vale a pena mudá-los.

Isso vale, inclusive, para sua missão, visão e valores, bem como o propósito da marca e a forma pela qual você quer que o público enxergue o seu negócio e se comunique com ele. Não tenha medo da mudança!

 

6.Crie um calendário de ações promocionais:

Ações promocionais são um dos regentes de um negócio de sucesso. Seja você uma agência, um escritório ou um e-commerce, é bem provável que faça algumas campanhas durante o ano para aumentar a visibilidade da marca e vender mais.

E um dos fatores que determinam o sucesso de ações como essas é um bom planejamento e, de preferência, feito com antecedência. Não se esqueça de que uma boa campanha não é baseada apenas no dia do seu lançamento, mas em todo o planejamento, criação e preparação.

 

7.Trabalhe a estratégia de marketing:

Você conhece alguma empresa de sucesso que não invista em marketing? Pequeno ou grande, a maioria dos negócios precisa de investimento em marketing para potencializar seus resultados.

Analise quais são as ferramentas e estratégias que mais funcionam para sua marca e seu público, e defina os objetivos que deseja alcançar por meio delas. Com isso em mãos, crie ações focadas nesses resultados.

 

8.Defina as estratégias operacionais:

De tempos em tempos, também é importante rever sua dinâmica operacional e confirmar se ela ainda é adequada. Estude o seu quadro de funcionários e a divisão de tarefas entre cada um para verificar se o fluxo de trabalho está se desenvolvendo da melhor forma possível.

Repare se os processos fazem sentido e otimizam ao máximo a produção, perceba se os equipamentos e insumos continuam sendo suficientes e necessários no dia a dia da empresa e até se a operação logística ainda é a melhor possível.

 

9.Estruture sua equipe:

De nada adianta criar um planejamento incrível, se você não capacitar e instruir sua equipe de forma que ela possa caminhar para realizar os objetivos. Afinal, você não vai fazer tudo sozinho, não é mesmo?

Avalie seus funcionários, prestadores de serviços, parceiros, fornecedores, terceirizados, gerência e você mesmo. Uma autoanálise também é bem importante!

 

10.Determine um orçamento anual:

Você já sabe aonde quer chegar e o que precisa para isso, então é uma boa hora para se perguntar quanto isso vai custar!
Coloque na ponta do lápis os recursos, folha de pagamento, insumos e outros gastos que serão necessários para cumprir suas ações com maestria. Se possível, deixe uma reserva para possíveis imprevistos e gastos extras.

 

11.Estabeleça prazos:

Saber que você tem metas e objetivos não é suficiente, é necessário se programar para cumprir as etapas dentro de um prazo. Assim, a execução de cada tarefa não atrasa e você e sua equipe podem se sentir compelidos a dar o máximo e não deixar nada para depois!

 

Agora você já tem tudo o que precisa para colocar seu planejamento em prática!

 

 

Fonte: https://meunegocio.uol.com.br/academia/gestao-de-empresas/11-dicas-valiosas-de-planejamento-para-sua-empresa-fazer-sucesso-em-2017.html?fbclid=IwAR3NpLrpX1Tl6JLU9Upg8RcitW9w5Qc_CfjEodQZmDg1LxJGBXJALsvgTdc#rmcl

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