Os modelos de comunicações são essenciais para as interações humanas. São muito mais complexos que simples argumentações ou posicionamentos sobre determinados assuntos. A interação entre os participantes (rapport) é uma pequena parte da complexidade existente em programas de trocas das ideias. Quando falamos em coaching, não é simplesmente avaliar e facilitar ao coachee a busca dos entendimentos e potencialização dos resultados, mas sim, perceber modelos dos processamentos mentais dos conteúdos e como são parametrizados as prerrogativas das informações. Abaixo segue algumas condições estabelecidas por uma das Teorias da Comunicação, fundamentada em Gregory Baterson para o entendimento e aprofundamento em um programa de Coaching.
- Gregory Baterson – O conceito principal é maior de que as partes;
- A comunicação é um processo circular de transferência dos significados;
- A comunicação é um “Modelo Pragmático e Irracional”, composto da cibernética, engenharia da comunicação, antropologia, teoria geral dos sistemas, com aplicabilidade nas ciências sociais e antropológicas;
- Os cinco axiomas da comunicação:
- É impossível não se comunicar –
- Existem dois níveis de comunicação:
- Conteúdo – dizemos;
- Relacional – emoções;
- Comunicação depende da pontuação das sequências – circular, arbitrária e subjetiva;
- Dois tipos de comunicações:
- Digital ou verbal –
- Analógico ou não verbal –
- Existem três intercâmbios para as comunicações:
- Simétricos – duas pessoas gritando – níveis iguais;
- Complementares – pai e filhos – para que um tenha mais poder do que outro;
- Simétricos/Complementares – há um equilíbrio entre os agentes. Existe mudança de papéis conforme a necessidades e conveniências das partes;
- Existem três tipos de respostas para as comunicações:
- Confirmação – ratificação necessária para a estabilidade emocional;
- Rejeição – não concordar, contudo, garantir que a outra pessoas não sinta-se rejeitada;
- Desconfirmação – não responder.
Prof. Laertes Wille